quarta-feira, 24 de julho de 2019

Novas ferramentas em oficinas trazem inovações

Tecnologia avança também dentro das oficinas

Customizar carros e motos é um grande mercado

          Personalizar (customizar) um carro é uma atitude que visa dar um certo grau de individualidade a um produto de massa. A ideia não é nova; certamente no tempo do seu pai ou avô já havia quem desejasse dar um toque pessoal no carango, seja através de uma roda mais bonita ou com peças diferenciadas.
          Com o avanço da tecnologia nos veículos modernos, é natural que as oficinas também se modernizem, acompanhando a tendência e visando oferecer serviços cada vez melhores.
          Customizar carros ou motos é hoje um segmento que movimenta milhões dentro do setor automotivo. Um exemplo claro disso é o ex-piloto Tarso Marques, considerado expoente da customização no País, Marques possui sua empresa em Curitiba, Paraná.
          Recentemente, ele conquistou o campeonato mundial de customização, apresentando uma moto que usa um motor Rolls Royce de aviação, com seis cilindros, fabricado na década de 1960. Um dos muitos detalhes da personalização é que as marcas RR e do estúdio de Tarso Marques foram gravadas a laser em partes do motor, um trabalho feito no próprio estúdio de Marques, por uma máquina especialmente desenvolvida para gravar em qualquer superfície metálica, acrescentando um toque de originalidade a peça.

Tecnologia e extremos
Marca do estúdio de Marques gravada a laser em motor

Em seu estúdio, Marques possui uma máquina de solda que ele considera a “Fórmula um da máquina de soldar”. Um equipamento que pode soldar metais diferentes, como cobre e ferro, por exemplo, possui programa e memória e ainda uma máscara para o soldador com vários ajustes, para que ele possa ver melhor o trabalho sendo feito. É como soldar a olho nu, segundo o empresário.
A tecnologia realmente está presente em tudo: da impressão do motor à manutenção dos motores em modelos off road extremos, com pneus gigantes e suspensão elevada. O mercado desenvolveu uma rampa que pode ficar com até 2 metros de altura. Uma tábua se projeta na horizontal, permitindo que o profissional tenha acesso fácil a praticamente todo o motor. Esta ferramenta facilita até a pintura do teto do veículo, pois o pintor pode ficar deitado acima do teto na hora pintar, o que garante que cara parte do teto do carro seja alcançada.
          Cada vez mais, a tecnologia caminha para auxiliar os mecânicos, e cada vez mais estes profissionais precisam ter conhecimentos de informática. Com o auxílio de um programa de computador e uma máquina especializada em fazer moldes para peças de fibra, os profissionais conseguem maior precisão em seu trabalho. Os mais antigos devem se lembrar que estes moldes – atualmente produzidos em madeira – eram feitos manualmente em argila. Um trabalho artesanal e não muito preciso.
          O mercado de personalização cresce e as novidades que surgem neste segmento podem se espalhar para outras áreas. O certo é que cada vez mais as oficinas e os profissionais devem se atualizar e se adequar ao futuro mais tecnológico, ou correm o risco de ficar no passado.

Veja matéria completa na revista Hadar (www.revistahadar.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário