segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Como vejo Itapetininga

Polo da Universidade Aberta do Brasil:
um dos muitos investimento em Educação no município
          Com mais de 140 mil habitantes, um dos maiores PIB agrícola do País e uma extensão territorial de quase 1,8 mil km2, que abrigam uma malha viária de quatro mil quilômetros, Itapetininga completa 242 anos neste dia 5 de novembro.
          Município de enorme peso político, histórico e econômico na primeira metade do século passado, Itapetininga se prepara para uma nova etapa. Uma fase em que os investimentos, principalmente na área da Educação podem transformar a cidade pelos próximos anos.
Itapetininga vem, de maneira discreta, porém determinada, caminhando com passos firmes na busca da melhoria de qualidade vida da população. Ao mesmo tempo, em sintonia com as principais questões da atualidade, a cidade almeja um desenvolvimento sustentado, que não agrida o Meio Ambiente, com geração de emprego e melhor distribuição de renda para todos os seus habitantes.
          Ações do Poder Público (municipal, estadual e federal) e investimentos da iniciativa privada, incluindo a instalação de novas fábricas, a construção de um shopping Center e a chegada de grandes redes que atuam no varejo, são alguns dos fatores que contribuem para que Itapetininga se firme como pólo regional. Além disso, projetos visando a instalação de dois condomínios industriais devem tornar-se realidade em breve.
          Entre essas ações, podemos citar algumas desenvolvidas na área da Educação, como a implantação de uma unidade da Fatec – Faculdade de Tecnologia – a instalação de um pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a construção do Instituto Federal de Educação de São Paulo – IFSP e da ETEC (Escola Técnica) do bairro da Chapadinha.
          Todas estas obras têm como objetivo preparar nossos jovens para ingressar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, que exige total capacitação do profissional. Itapetininga começa assim a trilhar um caminho já percorrido por outras cidades e até por outros países: o desenvolvimento através da Educação.
          Melhor preparados, nossos jovens poderão disputar de igual para igual uma vaga no mercado. Além disso, mão-de-obra capacitada é um requisito básico para que indústrias, principalmente de médio e grande porte, assim como as de tecnologia de ponta, optem por um determinado município na hora de decidir onde instalar uma nova unidade.
          Com todos estes ingredientes, o quadro é absolutamente positivo para Itapetininga em um futuro não muito distante. E isto vale não apenas para este município, mas para as cidades mais próximas, que poderão (e deverão) compartilhar do crescimento de Itapetininga, repetindo o que houve em outras áreas do Estado, como a Região de Campinas.
          Dentro de uma década, talvez até menos do que isso, a cidade terá uma fisionomia completamente nova, pulsando com o sangue novo de estudantes e profissionais de diversas áreas que estarão vivendo e trabalhando aqui. Novas idéia e conceitos, trazidos nos ventos do desenvolvimento, certamente transformarão a cidade. Até mesmo a localização do município, próximo a grandes centros, como São Paulo, Campinas e Sorocaba, é um ponto a favor de Itapetininga. Dai a importância da duplicação da rodovia Raposo Tavares que, junto com a Castello Branco, são os principais corredores de tráfego da Região, e passam praticamente na porta dos itapetininganos.
          A população nutre grande expectativa com relação aos próximos anos, sobretudo porque uma nova administração municipal estará se iniciando. Tudo que se espera que é os futuros governantes ajam com honestidade, transparência e trabalhem pela cidade, não por interesses de grupos ou partidos políticos. A cidade não pode se dar ao luxo de errar e ficar parada no tempo. Se isto acontecer, nossos filhos pagarão por nossos erros.
Texto: Marco Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário