terça-feira, 20 de novembro de 2012

Fórum discute economia criativa

Economia Criativa é o tema
desta edição da Hadar
Nesta quarta e quinta-feira. Itapetininga realiza o primeiro Fórum Regional de Economia Criativa e Turismo Rural. O evento acontece a partir das 19 horas, na sede social do Clube Venâncio Ayres, à rua Júlio Prestes, 752, no centro da cidade.
            Mais do que o crescimento econômico pura e simplesmente, a economia criativa busca alternativas para o desenvolvimento econômico que mantenha a qualidade de vida da população e não agride o Meio Ambiente. É um conceito novo, que estimula novas formas de produzir, gerar emprego e renda.
Uma forma de lucratividade diferente. Fugir daquilo que é comum e conhecido por todos. Inovar. Criar. Reinventar modos de produção, produtos, geração de renda. Essas são algumas palavras que relacionam e dão sentido ao que hoje é conhecido – e cada vez mais conhecido – como Economia Criativa.
O conceito inicial desse termo nasceu na Austrália no ano de 1994, inicialmente chamada de “indústrias criativas”, inspiradas no projeto Creative Nation que defendia a importância do trabalho criativo e sua contribuição para o desenvolvimento econômico do país, aliado ao uso de novas tecnologias e a políticas culturais.
            O município sai na frente ao realizar esta discussão, já que o Legislativo local aprovou lei criando o Conselho Municipal de Política Cultural, que terá uma cadeira específica para tratar sobre economia criativa.
Esse é um grande avanço para a gestão cultural em Itapetininga e região”, afirmou o Secretário de Cultura do município, Marcos Vinicius de Moraes Terra. Segundo ele, entre as organizações presentes ao evento estão varias do sistema “S” (Sesi, Sesc, Sebrae) e o Ministério da Cultura, bem como instituições como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), escolas técnicas e entidades civis.Saiba mais sobre Economia Criativa na edição de novembro da revista Hadar ou acesse o site www.revistahadar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário