segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Nanotecnologia: ela chegou para mudar sua vida e seu carro




Painel do Chevrolet Cruze: tecnologia de ponta
Os fãs de ficção científica já devem ter ouvido falar em nanotecnologia ou nano robôs. Em algumas histórias, essas máquinas menores do que um milímetro são os grandes vilões, que usam a tecnologia para atacar os humanos, criando réplicas de máquinas e até de pessoas.
            Claro que não é o caso da nanotecnologia que está sendo desenvolvida atualmente, projetada para facilitar sua vida, sobretudo quando o assunto é automóvel. Termos como nanopartículas, nanoporos ou precipitados nanométricos invadem nossa vida. Se você ainda não ouviu nada disso, prepare-se para se tornar mais íntimo deles. Nos carros, esses materiais podem ter diferentes aplicações: da carroceria ao acabamento, passando por componentes do motor, instrumentos eletrônicos, pneus e até o óleo lubrificante e o combustível do veículo. O prefixo “nano” se deve a suas estruturas internas, obtidas por meio de processos de construção que unem átomos ou moléculas, um de cada vez, e que são medidas em escalas nanométricas, em que um nano equivale à milionésima parte do milímetro.
A nanotecnologia reúne conhecimentos de química e de engenharia e promete fazer uma revolução na indústria automobilística, modificando não apenas a qualidade dos produtos como também o modo de produção desenvolvido nas fábricas, atualmente. Componentes do motor que antigamente eram feitos de aço ou alumínio, como coletores de admissão, já podem ser produzidos com plástico graças a nanopartículas que garantem ao material maior resistência mecânica. As nanoargilas e os precipitados nanométricos, por sua vez, contribuem para reforçar e diminuir o peso das chapas metálicas usadas na estrutura do chassi e na carroceria dos automóveis. E os nanotubos de carbono facilitam a condução elétrica, nos diferentes sistemas eletrônicos dos veículos, como os de navegação por satélite com telas de LCD
No futuro, novos materiais ajudarão a tornar os carros mais seguros, limpos e econômicos. Catalisadores com ligas de platina e paládio, por exemplo, poderão ser mais eficientes na conversão dos gases dos motores. Lubrificantes de baixíssimo atrito terão vida útil bem mais longa. E os combustíveis com componentes como óxido de cério conseguirão melhor combustão, com ganhos econômicos e ambientais.
            Como se pode avaliar, embora minúscula, a nanotecnologia tem um potencial gigantesco de aplicações. O futuro, antes distante, está cada dia mais perto. Veja a seguir algumas aplicações dos nanos que podem em breve estar no seu carro.
 
CATALISADORES
Partículas metálicas de platina e paládio auxiliam na transformação do monóxido de carbono em dióxido de carbono, um gás menos poluente para os seres vivos. O planeta agradece.
 
PARA-BRISA
Uma fina camada de óxido de titânio impede o acúmulo de água, poeira, bactérias e fungos, dispensando o uso do limpador.
 
INSTRUMENTOS ELETRÔNICOS
Melhor definição de imagens (telas LCD), maior rapidez na transmissão de informações e menor consumo de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário