terça-feira, 11 de novembro de 2014

A busca pelo corpo perfeito


Até onde a busca pelo corpo perfeito coloca em risco a saúde da pessoa?

 

            A edição de novembro da revista Hadar (www.revistahadar.com.br) traz uma matéria especial sobre a busca do corpo perfeito. Um objetivo que o homem tenta alcançar há séculos. E de maneira especial nos últimos anos.
Mas até onde essa busca é saudável e em que momento passa a ser uma obsessão , tornando um risco à saúde da pessoa?
A Hadar ouviu profissionais de diversas áreas (médicos, nutricionistas, professores de educação física e atletas) e pessoas que conseguiram transformar o próprio corpo, mudando hábitos, fazendo reeducação alimentar e atividades físicas. Tudo, claro, sob orientação adequada.
"Quem pratica muito esporte precisa de uma alimentação diferenciada, sob a orientação de médicos e nutricionistas", ressalta a nutricionista Gláucia Riedel Medeiros, "esta dieta é determinada pelo tipo de atividade, sexo e a idade da pessoa", acrescenta Glaucia.
A atriz Jane Fonda, pioneira
em exercícios para manter a forma
Segundo ela, "a alimentação pode se resumir em três palavras-chave para quem quer ficar saudável: equilíbrio, variedade e moderação, por isso, a pirâmide alimentar divide os alimentos em seis grupos básicos e coloca a forma correta de se alimentar, em termos proporcionais".
Gláucia observa que "é importante o equilíbrio nas seis refeições diárias e, se possível, evitar os alimentos industrializados" Uma dica importante é a introdução dos chamados alimentos coloridos nas refeições, assim como os integrais, "que não podem faltar no dia a dia", afirma a especialista.
 
Corre-corre
Gláucia lembra que "a modernidade, o corre-corre do dia a dia nos levam a colocar mais alimentos industrializados em nossas refeições, e com maior frequência. Temos de parar e perceber se isto realmente está trazendo benefícios. Procurar alimentos de época, naturais e regionais, podem melhorar a alimentação com um custo mais vantajoso para o indivíduo", diz Gláucia Medeiros.
 
Máquina perfeita
O Corpo Humano: a mais perfeita máquina da natureza! O topo de linha da evolução! A cereja do bolo dos seres que habitam o planeta Terra. Mesmo assim, para muitos, está máquina ainda está longe da perfeição, daí a busca incessante por um “corpo sarado”, um físico que supere seus limites, que seja belo e saudável. Esta sim, seria a combinação ideal! Seria, pois a realidade é outra. Na ânsia de possuir o corpo mais do que perfeito, as pessoas se tornam obsessivas e chegam a extremos, o que logicamente acaba refletindo em problemas de saúde.
Arnold Schwarzenegger: ícone do fisiculturismo
            Você não está satisfeito com seu próprio corpo? Ora, a maioria de nós está nesta situação. Sabe aqueles pneuzinhos que aparecem em torno da cintura? Incomodam né? Por outro lado, qualquer borracharia aceitaria de bom grado uns pneus a mais para vender. Ah, se os pneus dos gordinhos pudessem ser vendidos!
            O corpo humano é a máquina perfeita! Afinal, foram anos de evolução para chegar onde estamos: dominando o planeta. Mas a máquina precisa de cuidados, de manutenção adequada. Exercícios físicos e alimentos saudáveis são altamente recomendados. Mas sem exageros, sem obsessão. Quando o objetivo maior da atividade física se torna apenas estético (beleza), a saúde fica em segundo plano e é comprometida.
Veja matéria completa na edição impressa da revista Hadar

Nenhum comentário:

Postar um comentário