terça-feira, 17 de março de 2015

Multa para quem não trocar extintor é adiada

Motivo é a dificuldade para encontrar o equipamento
            A aplicação de multa para o motorista que não trocar o extintor do seu carro pelo modelo tipo ABC (que pode ser usado em várias situações) foi adiada por no mínimo mais 90 dias. O anúncio foi feito no começo deste mês pelo ministro da Cidades, Gilberto Kassab, que encaminhou pedido para o adiamento ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
            De acordo com o ministro, o motivo do novo adiamento é a dificuldade que os consumidores têm em encontrar o equipamento, que praticamente sumiu do mercado. É a segunda vez que a aplicação da multa é adiada desde o começo do ano. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicará uma nova resolução que revogará o último prazo, previsto para começar em 1º de abril. Até o momento, porém, ainda não foi definida uma nova data para seu início. O descumprimento da regra resultará em multa de R$ 127,69, 5 pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo para regularização.
 
Quem precisa trocar?
O extintor ABC, que combate incêndio em um maior número de materiais que o antigo, começou a equipar carros mais novos a partir de 2009. Com validade de 5 anos, já está presente em grande parte dos veículos, ou seja, quem tem carro produzido depois do 2º semestre de 2010 não precisa trocar.
A mudança na lei ocorreu porque o extintor antigo, do tipo BC, é recomendado para materiais como líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. O ABC, além destes, também é capaz de combater incêndios em madeira e tecidos, materiais comuns em carros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário