sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Ajudando o filho a escolher a profissão

 Pais têm papel importante

Dúvidas são comuns nesta fase da vida do jovem


          Orientar o filho adolescente a escolher a profissão é uma tarefa importante e deve ser desempenhada com muito carinho e responsabilidade pelos pais. Afinal, o futuro do filho depende disso.
          A escolha da profissão pode gerar muita ansiedade não só para os pais, mas principalmente para o jovem. E em tempos de crise, este é um momento da vida da pessoa que requer toda a atenção, inclusive com ajuda profissional, como um psicólogo ou orientador vocacional.
          Capacidade de definir metas, traçar estratégias e aprender a lidar com a frustração são aptidões fundamentais em qualquer profissão que o jovem queira seguir. Terapia ocupacional não diz exatamente qual a profissão, mas se for bem feita indica o caminho a seguir. Pais devem aconselhar; filhos podem seguir conselhos, mas submissão não pode haver, segundo especialistas.
No atual contexto econômico, a escolha da profissão torna-se ainda mais difícil para os jovens. Além disso, este é um momento de muito conflito para eles, pois estão passando por transformações próprias da idade, sob a pressão de decidir qual carreira profissional a seguir. Ao contribuir para os filhos identificarem suas habilidades naturais e interesses, ampliando o seu autoconhecimento, os pais já estarão dando uma grande ajuda.
Mas, eles têm outra missão prática: estimulá-los a buscar informações sobre as profissões e sobre o mercado de trabalho. Não devem, porém, fazer isso pelos filhos, mas apoiá-los para irem à luta.
Veja algumas dicas de como os pais podem dar esse apoio na hora de escolher a carreira profissional:

- Procure ajudar seu filho a identificar suas aptidões e a desenvolver o autoconhecimento.
- Procure não colocar suas expectativas de sucesso em cima dele. Cuidado para não influenciar seu filho a abraçar uma profissão que você gostaria de ter seguido.
- Esteja aberto, sempre aberto ao diálogo, ouça as angústias e interesses dele, que podem ser muito diferentes dos seus neste momento.
- Ajude o jovem a buscar informações no mercado sobre a profissão que escolheu. Dê orientações e estimule visitas às faculdades e contatos com profissionais da área. Entretanto, fique atento para não fazer essa tarefa por ele.
- Recomende que a escolha não seja baseada apenas no prestígio e/ou retorno financeiro. A questão financeira é importante, mas é preciso levar em conta também outros fatores, especialmente a satisfação e realização profissional do seu filho.
- Se o seu filho estiver com muita dificuldade para efetuar a escolha da carreira, proporcione a ele uma orientação profissional. Com um bom método, o especialista possibilitará um maior autoconhecimento e facilitará a livre decisão do seu filho. Sobretudo, estimule seu filho a continuar a estudar, oferecendo a ele números sobre o mercado de trabalho.

Foto: Reprodução TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário