quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Película inovadora protege a tela do smartphone

Produto pode ser aplicado em qualquer dispositivo móvel


          Com a proposta de deixar a tela do aparelho (smartphone ou tablet) muito mais resistente, já existe à venda no Brasil uma película líquida que pode ser aplicada sobre a tela do dispositivo. O material foi testado pelo site TecMundo.
Segundo o site, o NanoFixIt surgiu nos Estados Unidos e se autodenomina “a primeira película líquida” para celulares e tablets. Trata-se, a grosso modo, de uma solução que pode ser aplicada na tela de qualquer dispositivo móvel, tornando-a absurdamente resistente.
A ideia pode parecer estranha e coisa de ficção científica a princípio – como o robô de metal líquido, em O Exterminador do Futuro 2 – mas o conceito é fácil de entender. Ao contrário das telas de proteção tradicionais (sólidas) o produto chega ao consumidor na forma de um líquido que deve ser espalhado sobre o display do dispositivo em questão — sendo, portanto, considerado um acessório universal.
A solução é composta por partículas de apenas 100 nanômetros (ou seja, menores do que as células vermelhas do sangue) que se fundem ao vidro da tela, preenchendo seus “poros” e criando uma camada protetora de 500 nanômetros invisível a olho nu. A proteção concedida pelo NanoFixIt dura dois anos, o que é mais do que suficiente se considerarmos que a maioria dos brasileiros costuma trocar de celular nesse intervalo.
O mais interessante é que, de acordo com a própria NanoFixIt, um display equipado com a película líquida possui a certificação 9H na Escala de Mohs, que quantifica a resistência de um determinado mineral contra riscos. Isso significa que a tela se torna tão dura quanto rubi e safira, perdendo apenas para o diamante, que recebe a certificação 10H. Ou seja: chaves, areia e outros “predadores”, na teoria, não representam perigo algum para este produto.
Além de proteger a tela do celular contra riscos, a NanoFixIt promete eliminar quase 100% das bactérias E. coli e S. aureus, que comumente se alojam na tela de smartphones e podem causar infecções. Essa ação antibacteriana existe graças às partículas de dióxido de titânio (TiO2) presentes na solução. Esse elemento é capaz de eliminar os micro-organismos e, por isso, é utilizado inclusive na área hospitalar.

Diferencial
Segundo representantes do fabricante no Brasil, o NanoFixit apresenta vantagens para o consumidor e o lojista, sendo este um de seus diferenciais. Para o consumidor, vale a facilidade de aplicação do produto e ele não precisa mais ir até uma loja para instalar uma tela protetora no seu smartphone ou tablet. Já para o comerciante, a vantagem está no fato deste produto ser universal, com a capacidade de ser aplicado em qualquer dispositivo. Com isso, o lojista não precisa manter grandes estoques de vários tamanhos de tela protetora.

A solução líquida não afeta a sensibilidade ao toque da tela protegida, não conflitando, por exemplo, com a tecnologia 3D Touch, presente no iPhone 6s. O preço é outro atrativo do NanoFixIt. A versão ONE Phone, que permite proteger um smartphone de até 6 polegadas, custa R$ 49. Mais barato que nos EUA, onde o preço está em U$ 19 ou cerca de R$ 60

Nenhum comentário:

Postar um comentário