terça-feira, 6 de setembro de 2016

Programação especial marca o 7 de setembro

Evento contará com o hasteamento das bandeiras e desfile cívico

O Centro Cultural terá palestra sobre a INdependência


As comemorações do Dia da Independência do Brasil (7 de setembro) em Itapetininga começam logo cedo nesta quarta-feira. A partir das 8h30, na Praça Peixoto Gomide, haverá o solene hasteamento das bandeiras, com a participação da Banda Municipal ‘Maestro Edil Lisboa’. Em seguida, haverá um desfile cívico, com a participação do Tiro de Guerra e outros grupos militares, de escolas municipais, entidades e diversas organizações. O evento terá início em frente à Igreja Nossa Senhora das Estrelas e terminará em frente à escola Peixoto Gomide. Toda a programação é gratuita.

Palestra
Dentro da programação, o 1º tenente Marco Aurélio Roda, responsável pela Junta Militar em Itapetininga, ministrará palestra sobre o Dia da Independencia, a partir das 20 horas desta quarta-feira, no Centro Cultural e Histórico ‘Brasílio Ayres de Aguirre’, localizado na Praça Marechal Deodoro (Largo dos Amores). A palestra é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga (IHGGI), o Museu da Imagem e do Som (MIS) e a Academia Itapetininga de Letras (AIL). O encontro é gratuito, aberto a toda a população e não é preciso se inscrever antecipadamente. Informações pelo telefone 3272-3401.

Exposição
O Centro Cultural e Histórico receberá ainda este mês mais uma exposição de renome. A mostra cultural do Museu Carlos Ayres estará aberta para visitação entre os dias 9 e 28 de setembro. A exposição está sob a curadoria de Walkiria e Jorge Paunovic, que tem mais de dez anos de experiência em organização de mostras.
“A ideia é mostrar para as pessoas o que há no Museu Carlos Ayres, que ficou fechado por anos. Muitos moradores não conhecem a riqueza deste acervo, que conta com mais de 300 obras”, explica a curadora Walkiria. Dentre tantas obras, os curadores escolheram as que passam mais emoção. Serão 46 telas e esculturas, de diversos artistas renomados, como Mario Zanini, Durval Pereira, JB Madureira e os itapetininganos Carlos Ayres e Maria Prestes.

História
O museu, fundado em 1968, leva o nome do artista que doou a primeira tela para o espaço, Carlos Ayres. Ele e outros artistas plásticos de São Paulo idealizaram o projeto, que chegou a ser um dos museus mais importantes do Estado. O local já contou com 18 salas de exposições e recebeu grandes artistas, como Di Cavalcanti. O espaço ficou fechado ao público por muitos anos e a diretoria está trabalhando para reativar o museu e cursos de línguas, artes, dança e teatro.

Quem foi Carlos Ayres
Carlos Ayres foi um itapetiningano nascido em 16 de maio de 1916 e falecido em 1971. Um talentoso desenhista, estudante da Escola Belas Artes, de São Paulo. Foi aluno de Tulio Mugnaine e Jean Pierre Chabloz. Ilustrou diversos livros e tem muitas obras conhecidas internacionalmente, inclusive algumas fazendo parte da coleção particular dos Estados Unidos. Existem obras suas também na Assembleia Legislativa de São Paulo e um auto-retrato no Museu Regional de Campina Grande MT. (Informações José Luiz Nogueira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário