domingo, 26 de abril de 2015

Pizza quadrada resgata o prazer de comer

Massa feita artesanalmente e ingredientes de qualidade fazem a diferença
 
 
            Mais do que matar a fome, o ato de comer deve ser uma atividade social, uma ocasião para se degustar um prato “e viajar no sabor”, afirma Danillo Valezi, proprietário da pizzaria artesanal La Quadrata. Um empreendimento que segue à risca a filosofia de oferecer pizzas com sabores diferenciados (são mais de 40 variedades no cardápio) e atendimento de qualidade.
            Como o nome sugere a La Quadrata já surpreende os clientes pelo formato: a pizza é quadrada. O formato garante que ela seja até 25% maior do que uma pizza tradicional (redonda) grande, além de possibilitar a combinação de quatro sabores na mesma pizza. “E o cliente paga proporcional, mesmo que peça pizzas com valores diferentes. A nossa proposta é que ele sinta prazer em vir aqui, saboreie nossos produtos e fique imaginando qual o segredo do sabor único, sem se preocupar se vai pagar pela pizza mais cara”, afirma Danillo.
Entre os segredos dos sabores diferentes que as pizzas da La Quadrata oferecem, está a massa. Preparada artesanalmente pelo próprio Danillo, ela é elaborada segundo uma receita que está na família dele há mais de 100 anos e foi trazida da Itália.
“Conseguimos achar essa receita gourmet, e eu chamo gourmet por ser diferenciada, de sabor forte e único, após procurar muito em nossa própria família”, conta o empresário, que iniciou o empreendimento junto com o irmão, Luiz Fernando, em 2012. O irmão arrumou emprego em outra cidade e optou por sair da empresa, agora comandada só por Danillo.
 
Sofisticação
Formato e sabor diferenciados
            Embora não revele todo o segredo de sua receita, Danillo Valezi conta que alguns ingredientes originais foram substituídos por outros, o que garante um sabor mais sofisticado e até benefícios à saúde do cliente.
            “Em uma receita de massa tradicional, entram óleo e açúcar, por exemplo, na nossa, o óleo foi trocado por azeite, que é muito melhor, e o açúcar por mel, que no nosso caso não é bem mel, mas um composto que não é de origem animal, pois temos clientes veganos, que não consomem nada que venha de animal”, conta Danillo. Por esta razão, em sua pizza vegetariana, ele usa queijo de mandioca. “Eu quero atender todo mundo, sem fechar portas para ninguém”, observa.
            Outro detalhe de sua massa gourmet é que a água é substituída por cerveja. “O fogo evapora o álcool, deixando o malte, o lúpus e a cevada, isso enriquece a massa e contribui para o sabor diferenciado, assim como o forno a lenha, que frita a massa por baixo e assa por cima, além disso, usamos só um padrão de lenha (eucalipto), o que também influencia no sabor, deixando mais encorpado. Por isto muitos consumidores preferem forno a lenha”, explica o empresário. Confiante na qualidade de seu produto, Danillo afirma que desafia os clientes: “Eu sempre falo para os clientes: se você não gostar, não paga a pizza. Até hoje ninguém deixou de pagar por não gostar. E a nossa proposta é essa: que a pessoa saboreie o produto. Não é só matar a fome, mas o prazer de comer; fazer o cliente imaginar como conseguimos esse sabor e essa massa, que é fina e crocante”.
 
Início difícil
            Mas o começo não foi nada fácil. Apesar de ser descendente de italianos, Valezi nunca tinha tido nenhuma experiência com pizzaria, embora desde criança tivesse um objetivo: tornar-se um empreendedor. A ideia de investir em gastronomia – e ainda mais em pizzas quadradas – surgiu em uma conversa com o irmão e o restante da família.
“No início, minhas pizzas era ovais”, conta Danillo, bem-humorado, “mas agora saem um quadrado perfeito”. Ele conta que é difícil fazer o quadrado, “pois a própria massa, quando você abre, é redonda”. Por conta da proposta diferenciada de sua pizzaria, o empresário revela que tem de treinar seus funcionários, mesmo pizzaiolos experientes. “Não basta ser pizzaiolo; tem de ser forneiro também e saber trabalhar com forno a lenha”.
Ele ressalta que a maioria das variedades de seu cardápio foi desenvolvida ali mesmo, na própria La Quadrata. “Recebemos algumas dicas também do Wellignton, um pizzaiolo que trabalhava na Europa e depois veio para Itapetininga, além de outros profissionais que passaram por aqui”, relata Danillo. Segundo ele, a pizza quadrada pode ser encontrada em alguns lugares de Roma, conforme lhe disse um cliente italiano.
De acordo com o empresário, seu carro chefe é a pizza cream cheese com alho poró, mas ele também oferece pizza de nachos (comida mexicana) e deixa o cliente decidir se põe pimenta ou não, pois os pratos mexicanos são bem apimentados.
“Todos os ingredientes são de primeira qualidade e preparados na hora”, conta Danillo, que faz feira-livre todo dia para garantir produtos frescos a seus clientes. O próprio molho, feito somente com tomates, é preparado na hora. “Não sobra nada! No dia seguinte preparamos o molho de novo, pois isso é fácil”.
 
Ambiente aconchegante
            Tendo como referência o pintor holandês Pieter Mondrian, famoso por suas obras simétricas, quadradas, a La Quadrata tem detalhes quadrados nos pratos, talheres, copos, lustres e em peças de gesso no teto. A entrada é um ambiente em aconchegante, onde os amigos podem se reunir para um happy hour, saboreando pizzas em porções e acompanhadas de um bom vinho ou uma cerveja artesanal. Um salão na parte de cima possui capacidade para receber 27 pessoas, que podem apreciar música ao vivo aos finais de semana. Aqui, a decoração é inspirada em histórias em quadrinhos. A pizzaria abre de terça a domingo, a partir das 19 horas.
            A La Quadrata possui Delivery (entrega) e atende a toda a cidade. A novidade aqui é que a caixa da pizza agora vai com o nome da pessoa que pediu. “É um atendimento personalizado que agrega valor e agrada ao cliente”, observa Danillo. Ele também desenvolve parceria com o site Gran Cardápio, através do qual os clientes podem baixar um aplicativo em seu celular ou smartphone, tendo acesso on line ao seu cardápio, incluindo fotos, informações e valores das pizzas. Com a opção Ligue Jà, a pessoa clica e liga diretamente para a pizzaria, encomendando seu pedido. A La Quadrata possui também uma página em uma rede social e através dela você pode conhecer o cardápio, bem como ficar por dentro de tudo o que acontece na pizzaria, como a programação de música ao vivo, por exemplo.
 
Novidades
            Para um futuro não muito distante, o empresário planeja, entre outras coisas, investir na divulgação de sua marca e seus produtos. Ele também planeja criar uma variedade de pizza light e saudável, que está sendo desenvolvida em parceria com uma nutricionista. Entre outras novidades, o cliente poderá saber quantas calorias está consumindo.
            Danillo também tem planos para se tornar uma franquia e revela que já houve interesse em abrir uma unidade em outra cidade. “Qquando você inicia uma coisa nova, o risco é maior. E Pizzarias que fazem pizzas quadradas são poucas. As pessoas têm certo receio do desconhecido, mas Itapetininga tem mercado para todos os gostos, até porque a cidade está crescendo e com muitos moradores novos”, afirma o empresário sobre o mercado local.
 
Saiba mais lendo matéria completa na revista Divina
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário