quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ACS: quase 20 anos fazendo crianças e adultos sorrirem

Crianças brincam da festa de natal da ACS 2012
A Associação Criança Sorriso é uma ONG – Organização Não Governamental – que tem por objetivo desenvolver projetos e ações, com a ajuda de parceiros, focados na melhoria da qualidade de vida de crianças oriundas de famílias de baixa renda. O trabalho inclui, além de noções de cidadania, cuidados com a saúde das crianças e dos jovens.
Em quase duas décadas de existência, a associação (fundada em 1993) começou distribuindo brinquedos para 500 crianças e hoje já contabiliza cerca de 25 mil atendimentos, incluindo as crianças e seus pais, durante e realização da Campanha do Brinquedo, segundo a dentista Fátima Sueli Cardoso Paulino, que atua como voluntária junto à associação desde o começo. “Começamos este trabalho com 500 crianças e hoje atendemos mais de 20 mil, na faixa etária entre um e 12 anos”, comentou a dentista, acrescentando que o projeto surgiu da “vontade de trabalhar com crianças”. O Criança Feliz é o evento promovido anualmente pela ACS e seus parceiros, que tem por objetivo levar presentes, recreação e noções de saúde, cidadania e conhecimento aos jovens. O evento acontece na época de natal e ocorre em 18 pontos da cidade. Segundo o site da associação (WWW.projetoacs.org) a festa envolve ainda 1,5 mil voluntários. Este ano, a distribuição dos presentes aconteceu no último dia 2 deste mês, para cerca de 15 mil crianças. No total, 22 mil pessoas participaram do evento, considerado a maior festa de Natal do Brasil, segundo os organizadores. “Foram distribuídos 22 mil cachorros quente, 15 mil saquinhos de pipoca doce, 45 mil saquinhos de pipoca salgada, 22 mil copos de refrigerantes e  45 mil brindes, além dos brinquedos”, contou Fátima ao Marconews.
Festa de Natal tem que ter Papai Noel; no canto, à direita, a
dentista Fátima Paulino, ao centro, seu esposo Mário Genaro
A sensação de paz e de amor por fazer crianças sorrirem é indescritível. São 19 anos fazendo este trabalho. Não consigo segurar as lagrimas quando falo sobre este trabalho. É muito gratificante e abençoado”, afirma a dentista, ressaltando que, “só conseguimos com a participação de voluntários e das doações de empresas e amigos. Ontem realizamos o último evento da ACS deste ano. Foi o projeto aluno nota 10 e aluno superação. Foi também muito gratificante”. O projeto está em sua quarta edição e é uma parceria com a 3M do Brasil.

Crescimento
Visita a 3M, em Itapetininga
            Crescendo ano a ano, a ACS prepara mais uma novidade que deve mexer com a garotada e os pais. “Estamos lançando o Projeto Circo-Escola, que nasceu de um sonho da professora Mônica, diretora da escola Alceu Gomes da Silva, e da professora Suzana”, conta Fátima Paulino, acrescentando que este sonho “foi contagiando todos da ACS e estamos prestes a realiza-lo”.
            Segundo a dentista, “o projeto busca canalizar esforços na direção de ações visando resgatar o vínculo familiar e reduzir a violência, através do domínio do corpo e das emoções, desenvolver a autoestima e a valorização do ser humano, promovendo o exercício da cidadania. Em razão de o circo traduzir uma manifestação cultural bastante representativa, junto à população em geral, e ser detentor de um poder de fascínio sobre crianças e adolescentes,  o mesmo desperta o interesse da população infanto-juvenil e seus familiares, contribuindo para o resgate de vínculos familiares e comunitários”.
“Este projeto tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento de crianças e adolescentes, disponibilizando espaços capazes de abrigar atividades educativas e artísticas de resgate, preservação, divulgação e valorização das diversas manifestações culturais relacionadas à atividade circense, além de ações socioeducativas e familiar. Estimular uma criança a sonhar é acreditar que sonhando ela construa o futuro e o circo faz isso. A eterna magia da arte circense esta na superação de ser melhor a cada dia”, finalizou Fátima Paulino.
 
Texto: Marco Antonio
Fotos: Divulgação/ACS

Nenhum comentário:

Postar um comentário