terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Verão exige maiores cuidados com a pele


Cuidado com o sol, para você não ficar igual a uma pimenta
O Verão ainda está longe (começa oficialmente no dia 20 de deste mês), mas as altas temperaturas já chegaram e os cuidados com a pele devem ser redobrados. Estudos recentes apontam que a exposição aos raios solares deve ser feita com muito cuidado, em muitos casos, antes mesmo das 10 horas, pois o aquecimento global já está fazendo com que o sol esteja forte logo pela manhã.
            Para a dermatologista Kátia Takahashi, “as pessoas devem usar tanto a proteção física: roupas adequadas, chapéu ou boné, quanto a proteção química, que são os filtros solares”. Segundo ela, o fator mínimo para uso diário recomendado nos filtros é o de número 30, conforme orientação da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O filtro solar deve ser aplicado no rosto e corpo, a cada três horas, ou toda vez que a pessoa entrar na água. Outra dica importante, e simples, é usar sombrinha e procurar caminhar pela sombra.
            A médica ressalta que pessoas de pele muita clara, ou que estão em tratamento dermatológico devem se preocupar com o sol logo de manhã. A dica é usar o protetor solar logo cedo. “Toda pessoa pode usar o protetor solar”, afirma Kátia Takahashi, “O que ocorre é que algumas pessoas têm a pele mais sensível; alguns protetores escorrem a medida que a pessoa sua e podem arder os olhos, dependendo da composição química”. A médica revela, entretanto, que já existem protetores que não ardem os olhos e são mais resistentes ao suor, usados por esportistas, e protetores adequados para crianças a partir dos 6 meses de idade. Outra dica importante é usar um protetor seco e inodoro, mais adequado ao uso diário.

Mais cuidados
            Pessoas de pele mais sensível devem procurar orientação médica para usar o produto adequado, já que existe uma ampla variedade de filtros solares no mercado. Segundo a médica, a pele clara produz menos melanina (pigmento que dá o tom de bronzeado), e é o protetor natural contra o sol, e por isso devem tomar mais cuidado com o sol, sobretudo no Verão, pois têm uma tendência maior para desenvolver câncer de pele.
            “Normalmente, pessoas muito claras, com histórico familiar de câncer de pele, ou que possuam manchas ou muitas pintas, devem  tomar um cuidado ainda maior no verão”, disse a dermatologista. Mesmo quem trabalha em locais fechados, como um escritório, deve tomar cuidado com o sol. “Se a pessoa tomar sol durante 10 minutos para ir almoçar e outros 10 minutos na volta, já são 20 minutos de sol por dia, justamente no horário mais intenso”, contou Kátia Takahashi. A recomendação é usar protetor nas áreas expostas do corpo. “A exposição prolongada é cumulativa e pode causar problemas com a idade, lembrando que, até os 18 anos recebemos 80% de todo sol que tomamos durante a vida”, disse a médica, ressaltando o aumento da incidência de câncer de pele na população. Um dos fatores que contribuem para esta situação é o aquecimento global. A incidência maior é a partir dos 40 – 50 anos, principalmente em quem tem pele clara.

Perigo
            O bronzeamento artificial, produzido pelas câmaras artificiais, está proibido, pois foi comprovado pela SBD que as câmaras provocam câncer de pele. “As câmaras foram proibidas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia”. O melhor meio de prevenir câncer de pele é evitar a exposição cumulativa ao sol forte.
            “Sol não é para torrar, é preciso haver moderação”, afirma a dermatologista. Segundo ela, 70% dos casos de câncer de pele são curáveis, do tipo basocelular; basta procurar o especialista e acompanhar a doença, podendo a pessoa levar uma vida normal. “O importante é o diagnóstico precoce”, finalizou Kátia Takahashi.
 
Texto: Marco Antonio
Foto: site Freepik

Nenhum comentário:

Postar um comentário