domingo, 2 de dezembro de 2012

Border Collie: o cão para toda família

Artemis, fêmea de Border Collie
Conhecido pela sua inteligência e disposição para aprender comandos, o Border Collie é um cão que pode ser usado no trabalho de pastoreio (função para a qual a raça foi selecionada) e no Agility, esporte criado para unir ainda mais cães e seus donos. Afetuoso e obediente, o Border se relaciona bem com todas as pessoas da casa e pode ser ensinado desde filhote. É uma raça rústica que necessita de poucos cuidados, mas precisa ter contato com pessoas. Criadora de Borders, a veterinária Maialú Canal, do Grupo Polivet-Itapetininga, falou ao Marconews sobre a raça. Veja a seguir.
Marconews - Como surgiu a raça Border Collie? Qual sua função em seu país de origem?
Maialú Canal - O Border Collie é uma raça de pastoreio desenvolvida na Grã-Bretanha. Mais rústico que o Collie, foi muito utilizado na fronteira entre a Inglaterra e a Escócia, de onde veio seu nome, Border Collie, que tem a tradução livre de “Collie da Fronteira”. Ancestrais desses cachorros trabalhavam pastoreando rebanhos de ovelhas nessa região desde o século XIV, porém o padrão da raça só foi estabelecido no último século.
Marconews - Fala-se muito na inteligência do Border. Ele realmente se destaca neste item?
Maialú Canal - A inteligência pode ser dividida em dois “tipos”, a capacidade de resolver problemas e a resposta a treinamentos. No primeiro quesito, o Border Collie perde para cães como o Saluki, mas ainda assim se destaca muito. Tenho um macho que aprendeu, inclusive, a abrir a porta de casa.
No segundo quesito, resposta a treinamento, ele é considerado a raça mais inteligente que há. Crio a raça e, no momento, estou com uma ninhada de 4 meses. Esses pequenos já podem ser ensinados a andar na coleira sem problemas, e já sabem sentar quando mandados.
Por esses motivos, em nossa empresa, o Grupo POLIVET-Itapetininga, GPI, trabalhamos com treinamento de cães guia e escolhemos essa raça para este trabalho tão especial. O cão-guia é o auge do treinamento animal, e esses cachorros se destacam de forma fenomenal.
Marconews - Quais os cuidados que a raça precisa?
Filhotes de Border do Grupo Polivet
Maialú Canal - Como todo bichinho, eles precisam de carinho, amor e atenção. Sendo um cão de porte médio a grande, é interessante que tenham atividade física.
Um dos filhos dos meus cachorros foi vendido para alguém que mora em apartamento; o cachorrinho se deu muito bem na casa, não faz barulho, não faz grandes bagunças (precisamos sempre lembrar que, por mais que ele seja inteligente, continua sendo um filhote). Mas tem a exigência de precisar ser levado para passear sempre.
São animais muito companheiros, e se adaptam a qualquer ambiente, contanto que tenham contato com as pessoas da casa. Embora soltem um pouco de pelos, não tem grandes exigências. Precisam de banhos, cuja freqüência varia com o lugar que moram, podendo ser a cada quinze dias, uma vez por semana, ou até mais. Além disso, exigem uma ração de qualidade, água fresca, e os cuidados básicos que todo cachorrinho exige, como vacinação e visitas periódicas ao médico veterinário. No GPI, temos programas de saúde que se adéquam ao animal e ao proprietário. Nesta época do ano, pode ser um presente para as crianças, uma vez que se dá bem com crianças novas, de um ou dois anos, até adolescentes e adultos. O único detalhe que precisa ser lembrado, é que é um bichinho vivo, que fará parte da família por 20 anos, não apenas até janeiro.
Marconews - Ele convive bem com outros animais, como cães e gatos? Há a necessidade de adestramento?
Maialú Canal - Quando mantido perto das pessoas, é uma raça muito tranqüila e obediente. Pode ser um pouco ciumento, mas não costuma dar problemas com outros animais de casa, sejam eles cães, gatos, aves, ou outros animais de companhia exóticos.
A NECESSIDADE de treinamento, na verdade, é uma necessidade do dono, não do animal. Como dito anteriormente, eles são muito inteligentes, e aprendem muito fácil. Uma criança pode ensiná-lo a não roer as plantas e a sentar, assim como a andar na guia. Eles respondem bem à voz de comando. Alguns cachorros nascem com uma facilidade maior para pastoreio ou como cão de agility. Se esse for o intuito do proprietário, pode ser necessário um profissional especializado.
Marconews - A raça é conhecida por sua aptidão para o Agility. Existe diferença entre um cão de trabalho e um esportista?
Maialú Canal - A facilidade de trabalho, quer seja como pastor, animal de agility, animal de exposição ou cão-guia, é dada por diversos fatores. Algumas linhagens têm uma facilidade maior para pastoreio, como é o caso dos nossos cães no GPI. Esses animais terão um instinto maior e seu adestramento para este fim será mais fácil. O mesmo se dá para cães de agility ou de exposição.
Ainda assim, é importante lembrar que a disposição do cachorro, assim como sua educação quando pequeno, são fatores muito importantes. Em uma ninhada cujos pais sejam excelentes pastores, existe uma chance maior de terem filhotes pastores, mas nem todos terão esta característica tão acentuada.
Marconews - Quais os cuidados que a pessoa deve ter ao adquirir um exemplar?
Maialú Canal - Assim como todas as outras raças, deve-se atentar a alguns detalhes ao adquirir um exemplar. Ele deve vir de um canil idôneo, e o animal deve estar saudável. Nós do GPI recomendamos sempre levar o filhote ao seu médico veterinário de confiança antes da compra. Nossos filhotes, por exemplo, saem da clínica após a segunda dose da vacina múltipla, e com exame de sangue, comprovando que são animais saudáveis e que isto não será um problema para seu novo dono.
É interessante conhecer os pais do cachorrinho, ou sua árvore genealógica, para ter idéia de como ele será quando crescer, e se segue o padrão da raça, especialmente em se tratando de filhotes menores, que ainda não demonstraram todo seu potencial. Animais com menos de dois meses exigirão maior atenção que aqueles maiores.
 
Marconews - Muitos dizem que é a raça da moda. Como está a situação da raça no Brasil hoje?
Maialú Canal - Realmente a raça tem se difundido muito pelo país. Por serem animais dóceis, de fácil treinamento, e muito sociáveis, sua convivência é agradável e bem-vinda para quem gosta de cães.
Se por um lado isso ajuda a divulgar o nome da raça, por outro aumenta a chance de se comprar um animal fora de padrão, ou doente, pois aumenta, também, o número de pessoas criando a raça sem estrutura ou instrução para tanto. É uma raça muito amistosa, excelente para crianças e adultos. É muito companheiro e acompanha seu dono em viagens, mora em apartamento, contanto que tenha contato com as pessoas da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário