sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Motos que andam mais do que notícia ruim

Suzuki Hayabusa: a moto de série mais rápida
Para quem gosta de moto e velocidade (e muita gente gosta!) existem algumas motocicletas que estão no topo da cadeia alimentar, pois comem asfalto como poucos. São verdadeiras predadoras de estradas. Quando se trata de performance, elas estão no topo.
            Se você vir uma no espelho retrovisor do seu carro, saia da frente. Ela vai passar com tudo. E você vai ficar babando no volante. Claro que um brinquedinho destes é para poucos. E não basta ter uma gorda conta bancária, o piloto também tem que ter habilidade, experiência. Mas não abuse! Até a estrada tem de ser muito boa para rodar a mais de 280 km/h, ou mais de 300 km/h, conforme o modelo. E não custa nada lembrar: pilote sempre com equipamento adequado. Afinal, um tombo nessa velocidade não será nada agradável, para dizer o mínimo!!!
            Mas agora você vai conhecer os modelos escolhidos pelos apaixonados como as motos mais velozes (e muito belas) do mundo. Então, como dizem os pilotos: “vamos abrir o gás e deitar o cabelo”.
            Vamos começar com uma lenda sobre duas rodas; a motocicleta normal (como se passar dos 300 km/h fosse normal) produzida em série mais rápida do mundo: Suzuki Hayabusa. Batizada com o nome de uma ave de rapina (Hayabusa é o nome em japonês do Falcão Peregrino). A fábrica não revela a velocidade final do modelo, mas em testes ela já fez 320 km/h. Um foguete com motor de 1.300 cc, mas muito fácil de conduzir, segundo alguns pilotos felizardos que já a tiveram nas mãos.
            Logo atrás da Hayabusa, na disputa pelo primeiro lugar, está a italiana MV Agusta F4 R312, com velocidade final de 312 km/h (daí o nome R312), obtidos em teste realizado no estado americano de Utah, com melhor passagem de 314 km/h. A Agusta possui ainda outros dois modelos entre as 10 motos mais rápidas do mundo: a F4 Tamburini, que está logo atrás da R312, com velocidade final de 307 km/h. O nome é uma homenagem a Massimo Tamburini, designer que a projetou. Um pouco mais atrás, na quinta colocação, está a F4 1000S, cujo motor é turbinado e derivado da Ferrari, o que faz com que esta macchina chegue a 300 km/h.
MV Agusta F4 R312
            Assim como na Formula-1, tem um alemão no meio para atrapalhar a festa italiana. A BMW S 1000RR ocupa a quarta posição no ranking, com velocidade final de 305 km/h.
            Na sexta posição, está outro nome lendário entre os amantes de motos: Kawasaki Ninja ZX-14. Com design um pouco menos agressivo do que as italianas, ela faz de 0 a 100 km/h em 2,5 segundo e tem velocidade final em torno de 299 km/h.
Ducatti 1098S
            Chegando na sétima colocação, a Yamaha R1, com velocidade de 297 km/h. Nada mal para um modelo que já tem quase treze anos de mercado. Conhecida dos brasileiros, a Honda Fireblade (CBR 1000RR), com sua velocidade final de 291 km/h, está em oitavo na lista. Outra velha conhecida nossa, a Suzuki GSX-R 1000, com seus 285 km/h de velocidade final, está em nono lugar. A lista fecha com a Ducatti 1098S, que chega a módicos 275 km/h. Uma verdadeira lesma, se comparada com as outras. Mas ainda assim, lindíssima e deixa muita moto comendo poeira.
 
Fora de série
            Neste olimpo de supermotos, algumas listas incluem a MTT Turbine Superbike Y2K com a moto mais rápida do mundo. Provida de uma turbina de helicóptero, ela pode chegar a 370 km/h. Com duas versões, uma de 324 e outra de 425 cavalos de potência (mais do que muito carro), esta superbike possui uma turbina da Rolls Royce que gira a 52 mil rpm e gera um torque de 58 mkgf logo a 2000 rpm. Ou seja, muita força desde cedo. Fabricada nos EUA, a moto é exclusivíssima (apenas cinco unidades ao ano) e, certamente, está longe de ser uma moto comum, produzida em série.
            Mais perto de nós, pobres mortais, está a Kawasaki Ninja ZX-10, um modelo já meio passado, mas que com seus 288 km/h de final possui seus admiradores, que costumam coloca-la na lista, à frente da Suzuki GSX-R 1000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário