segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Aluno do Sesi de Itapetininga representará o Brasil em concurso internacional

Com apenas 16 anos de idade, João Gabriel Terra Ferreira (foto), aluno do 1° ano do Colegial do Sesi de Itapetininga, irá representar o Brasil em concurso internacional de cartografia, que acontece na Alemanha em 2013. Ele teve seu trabalho selecionado pela Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC), entre participantes de todo o país.
            Este ano, o concurso teve como tema Meu Lugar no Mundo de Hoje, e estudantes de diversas faixas etárias participaram, representando através de um mapa o lugar onde vivem. O concurso é uma iniciativa da Associação Cartográfica Internacional (ICA) e foi criado em 1993, como forma de homenagear a cartógrafa Bárbara Petchenik, que dedicou a vida à criação de mapas para crianças. O evento tem como objetivo promover a representação criativa do mundo pelas crianças, em termos de forma gráfica/desenho ou qualquer outra forma de trabalho artístico infantil.
            Para participar do concurso internacional, João Gabriel venceu a etapa nacional, encerrada em meados deste ano. Jovem talentoso, sempre gostou de desenho e, aos 13 anos, decidiu que seria um profissional dessa área. Além dos desenhos, o estudante está trabalhando em uma animação que será filmada quadro a quadro (stop-motion) e terá como foco a música clássica. A produção deverá ser finalizada ainda no primeiro trimestre de 2013.
            Por enquanto, o jovem assimila a ideia de que representará o Brasil em um concurso no exterior. Ele acredita que participar do Prêmio Internacional de Cartografia Bárbara Petchenik auxiliará no reconhecimento de projetos futuros.
            “Este é um processo bem concretizado (representar o Brasil no exterior) e sei que está por acontecer”, conta o estudante, que ressalta: “nem pensava que iria ser escolhido, tudo por um trabalho de escola, e agora, o reconhecimento do trabalho, e para novos projetos a serem vistos, se for possível”.
            João Gabriel conta que na fase nacional, as escolas escolheram os 20 melhores trabalhos, selecionados pelo voto dos próprios alunos. Após esta etapa, foram escolhidos os 100 melhores do país e entre eles, o que iria representar o Brasil no concurso internacional. Em sua categoria, João Gabriel foi o selecionado.
 
Dificuldades
Mapa desenhado pelo estudante e selecionado para concurso
            “A principal dificuldade de desenhar um mapa é a noção de proporção, às vezes ele pode sair mais largo do que o esperado ou sem noção alguma, e os traços que você encontra nos livros não são fáceis de fazer, então você terá que ter a sua própria característica para desenvolvê-lo”, afirma o estudante sobre seu trabalho.
            Já sobre a animação, que tem o título provisório de A Ressureição de Mozart, João Gabriel explica que “é simples a ideia, mas o desenvolvimento de uma animação, a produção e edição... leva tempo! Seria como algo novo. Nos dias de hoje, a música esta sendo desvalorizada; qualquer som sem sentido algum vira febre no Brasil, quando há mais ou menos 200 anos a música era ótima (a clássica), e por que não trazer isso de volta ao ano de 2012? Seria como ressuscitar a música e trazer aos novos complementos dos dias de hoje. Para mais informações sobre a animação não posso dizer, mas digo que levará tempo, talvez esteja pronta até fevereiro de 2013. E quanto ao titulo, esse não é o nome verdadeiro, ainda estou pensando a um nome apropriado”.
            João Gabriel diz contar com o apoio dos pais, tanto na inspiração, quanto no desenvolvimento dos projetos, incluindo críticas e observações. “Tudo o que faço é para a arte e recebi isso dos meu pais”.
            O estudante revela que tem planos para novos projetos, desenhos e animações, além de querer experimentar coisas novas. Ele ainda não sabe ao certo qual profissão deseja seguir, mas garante que deve ser algo relacionado com essas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário