sábado, 8 de dezembro de 2012

O que esperar das novas administrações municipais

O que os municípios esperam dos novos prefeitos?
Crescer, desenvolver-se e manter a qualidade de vida. Este é o sonho do ser humano. Mas também é o sonho de muitos municípios. Como alcançar este objetivo? A resposta é com planejamento e estratégia.
            Do começo da Revolução Industrial até a primeira metade do século passado, a palavra de ordem era crescimento e desenvolvimento a todo custo, com o homem usando e abusando dos recursos naturais.
            Porém, a medida que o avanço tecnológico degradou os recursos naturais e pôs em xeque a própria capacidade do planeta em repor estes recursos, o desenvolvimento por si só não basta mais. Agora, é preciso harmonizar desenvolvimento econômico com qualidade de vida, geração de renda com sustentabilidade e respeito ao Meio Ambiente, além da própria vocação do município. Dentro desta nova visão, o conceito de Economia Criativa vem ganhando espaço. Este tema foi, inclusive, abordado em recente evento realizado em Itapetininga.
Estabelecer estratégias
            Como primeiro passo, o município precisa estabelecer um planejamento e uma estratégia. Um diagnóstico socioeconômico da cidade deve ser levado a efeito pelos novos prefeitos, que assim poderão ter um retrato de suas cidades. Qual a vocação do município? Qual setor econômico é forte? A mão de obra local é capacitada? Existe artesanato no município que possa gerar emprego e renda? Poderia ser criada uma cadeia produtiva integrada, abrangendo desde o produtor até o consumidor ou cliente final?
            Estas são apenas algumas perguntas que a futura administração precisa responder. De modo geral, os municípios do Sudoeste Paulista são conhecidos por sua vocação agrícola ou para o setor de serviços. O setor industrial ainda não tem o peso que muitos prefeitos gostariam. Algumas cidades apostam em suas belezas naturais e aspectos culturais para estimular o turismo. Mas, também aqui neste item, questionamentos precisam ser feitos: A cidade tem infraestrutura para receber os turistas? Há hotéis, pousadas ou similares em quantidade para receber este público? Há uma rede de restaurantes e outros serviços, como, por exemplo, um bom hospital? A população está preparada para receber bem o turista?
            E como saber se esta é a vocação do município? Enfim, o primeiro passo é mesmo responder estas questões, para depois estabelecer uma estratégia. Definitivamente, não se pode mais trazer toda e qualquer empresa ao município, sem antes termos a absoluta certeza de que é a empresa certa, que trará um impacto socioeconômico positivo para o município. Caso contrário, a cidade atrairá migrantes em excesso, que não serão absorvidos pelo mercado de trabalho, criando um grave problema social.
            Em tempos em que a palavra de ordem é sustentabilidade, a sociedade está mais vigilante, exigente e a cobrança será grande em cima dos novos líderes. Uma situação que se repete em nível estadual, federal e até internacional. Afinal, não é sem motivo que os olhos do mundo acompanharam atentamente a recente disputa eleitoral norte-americana. Como presidente da maior potencial mundial (embora a China venha ameaçando tomar este posto) Barack Obama tem uma enorme responsabilidade, tanto com seus eleitores quanto com o resto do mundo.
            Caso a economia americana consiga se reerguer mesmo, o planeta poderá superar a crise econômica e ganhar novo folego. Porém, se os EUA afundarem em meio a crise, boa parte da economia mundial irá junto, principalmente entre os países europeus. Resta agora esperar que os nossos governantes, em todos os níveis, consigam levar a humanidade um passo a frente, com harmonia, paz, e justiça econômica e social.
 
Foto: Mike Adas

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