quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Centro é referência no atendimento ao deficiente visual

Mães participam de oficina no Ceprevi
Fundado há quase uma década, o Centro de Pesquisa e Reabilitação Visual de Itapetininga – Ceprevi – é hoje referência em sua área de atuação, atendendo não apenas pacientes de Itapetininga, mas também de municípios da Região, com os quais mantém parceria: São Miguel Arcanjo, Guareí e Alambari. O centro também está viabilizando convênios e parcerias com as cidades de Angatuba, Capão Bonito, Paranapanema e Tatuí. Até o momento, 140 pessoas já passaram pelo Ceprevi, para uma avaliação funcional de visão. Desse total, 67 foram consideradas aptas para participar dos programas desenvolvidos pela instituição.
“Atendemos todas as faixas etárias e ressaltamos a importância do trabalho realizado com os bebês na intervenção/estimulação precoce. A estimulação precoce pode contribuir para o desenvolvimento motor e cognitivo da criança cega congênita ou ainda estimular e melhorar o residuo visual da criança com baixa visão, sendo assim de extrema importância", afirma Sidnei Mattos, coordenador e educador do Ceprevi, especialista em reabilitação visual.
 
"Trabalhamos  diversos aspectos com os adultos, como a busca de oportunidades para os mesmos adentrarem o mercado de trabalho", acrescentou Mattos, ressaltando que o centro atende também idosos "no sentido de dar significado ao processo de senilidade, principalmente com os casos de perda visual nesta etapa da vida, o que pode acarretar déficits secundários, como psicológicos". "Uma das oficinas para este público é a música e a arte em argila", conta a terapeuta ocupacional Patrícia Henrique.
 
Atividades
 
A Instituição apresenta como atividades diárias: Intervenção Precoce, Alfabetização no Sistema Braille, Soroban, Orientação e Mobilidade, Informática Adaptada, Atividade de Vida Diária e Atividade de Vida Prática, Orientação e Acompanhamento Escolar, Arte - Educação, Inclusão no Mercado de Trabalho, Oficina de Mães, Grupo de Apoio Psicológico aos Familiares visando, inclusive, a geração de renda, Educação Física Adaptada, Atendimentos Individuais e Grupais com Psicólogo e Assistente Social aos deficientes bem como a seus familiares. O Ceprevi conta com a participação de diversos profissionais: Psicólogo, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Pedagogos, Professor de Educação Física, Professor de Música,  Instrutor de Orientação e Mobilidade e Professor de Informática.
O centro conta também com o apoio de empresas. “Existem algumas empresas que nos apoiam em uma oficina denominada “Inclusão no mercado de trabalho”, na qual preparamos os deficientes visuais para tal universo. Senac Itapetininga, Chemtech São Paulo e Moura Baterias Itapetininga são alguns exemplos. Outras nos apoiam como colaboradores, proporcionando festas em datas comemorativas para as crianças e/ou com a doação de brindes para eventos e ações entre amigos”, disse Sidnei Matos. Ainda segundo o coordenador, “algumas empresas fornecem suporte técnico à oficina de inclusão ao trabalho e outras nos auxiliam de formas variadas, inclusive em eventos”

Ações
            Entre as ações e eventos realizados em prol do Ceprevi está um Chá Beneficente realizado em dois de dezembro do ano passado, com o apoio do Rotary Club, que cedeu o salão para o evento.
            Com o objetivo de divulgar o trabalho do centro, o chá contou com a participação de mais de 100 pessoas e “teve como forma de entretenimento o 1° desfile patrocinado pela ITA Calçados e Confecções com a participação das crianças com deficiência visual e sem deficiência visual –como forma a promover a inclusão; tivemos ainda, sorteio de brindes e música ao vivo”, afirmou o coordenador, acrescentando que, “a partir desta idéia e do sucesso que obtivemos no desenvolvimento emocional e social das crianças que participaram do desfile, passamos a projetar e a elaborar o Jantar que ocorreu neste ano”
            O Ceprevi conta com o apoio das seguintes empresas: Ita calçados e Confecções, Specialle Buffet, Recanto Caipira refeições, R R Eventos, Rosana Decorações, Moura, DJ MAXX, Lance Produções, Auto Posto Aurora, Hering Store, Bistecão, Corpus Alimentação Esportiva, Chemtech, Oticas 3ª Visão, óticas Diniz, Simplesmente Divina, a revista da mulher, Lillu, Colégio Objetivo, Karamello, Corte e Stilu, NADI, Novo Agito, Photolab, Victória Hair Company, Morango, Clamarroca, Mercadinho do Bebê, Plic Ploc, Bom bocado, Be teen, Vibe, Neusa Guarnieri Lingerir, Boutique Karina.

Recursos
            Mantido quase que exclusivamente com recursos da Prefeitura de Itapetininga, através de convênio com a Secretaria de Promoção Social, o Ceprevi também conta com o apoio da sociedade, através de doações. Realização de eventos e o auxílio de voluntários.
Apesar das dificuldades, o centro tem planos de expansão. “Nossa idéia é conseguir, através da seriedade no nosso trabalho, novos parceiros, para que possamos construir nossa sede própria, contratar novos profissionais e aumentar ainda mais a qualidade do serviço oferecido”, afirma Sidnei Matos. O Ceprevi completa 10 anos no dia dois de abril de 2013.
Veja esta e outras matérias
na edição de Dezembro da Revista Simplesmente Divina

Nenhum comentário:

Postar um comentário