quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Lactobacilos combatem doença periodontal

Consumir lactobacilos combate problemas bucais
Uma indústria farmacêutica sueca desenvolveu uma pastilha com lactobacillus reuteri Prodentis, que atua na microflora bucal, reduzindo a ação das bactérias que causam cáries e doenças da gengiva.
Os estudos clínicos publicados no Acta Odontologica Scandinavica contataram uma redução de 85% no sangramento gengival em duas semanas, além de uma melhora significativa em infecções, no hálito e no controle da placa.
Esses bacilos, contudo, não são encontrados apenas em pílulas, mas também em alimentos funcionais, disponíveis no mercado, que ajudam a fortalecer toda a flora do corpo. Pesquisas apontam que a ingestão de iogurte e leites fermentados auxilia no combate de problemas bucais. Pessoas com o hábito de consumir diariamente de 20 a 50g de iogurte natural sem adição de açúcar são menos propensas à doença periodontal. Além deste benefício, esses alimentos reforçam o sistema imunológico, equilibram a flora intestinal e o controle do colesterol e os triglicerídeos.
Outros alimentos que também podem contribuir para a saúde bucal são os derivados de leite, como o queijo, que quando consumido ao final da refeição aumenta o fluxo de saliva, ajudando a neutralizar a acidez do meio bucal. Além disso, esses alimentos contem cálcio e fósforo, que são essenciais para o desenvolvimento e manutenção da saúde da boca.
 
Fonte: portal APCD

2 comentários: