quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Breno Ruiz lança seu primeiro CD

Músico começou a tocar piano aos quatro anos e a compor aos 15


          Nascido em Sorocaba, mas criado em Itapetininga, o músico Breno Ruiz (foto) se apresenta logo mais, a partir das 18h30, na Casa do Choro (Rio de Janeiro). O show faz parte do lançamento do primeiro CD da carreira de Breno, intitulado Cantilenas Brasileiras. O espetáculo deste final de tarde terá a participação de Renato Braz. Os músicos Igor Pimenta (baixo acústico) e Gabriel Altério (bateria e percussão), acompanharam Breno no show de quarta-feira.
          Em sua página em uma rede social, Breno Ruiz, de 33 anos, postou uma nota afirmando que “esse trabalho é fruto da minha parceria com Paulo César Pinheiro”. A parceria com o poeta e compositor carioca demorou “aproximadamente 10 a 12 anos e agora está saindo do forno”, afirma Breno em depoimento em vídeo, o CD traz composições bem brasileiras, como o Chorinho, entre outros gêneros. “Tudo feito com muito carinho”, ressalta Breno Ruiz.

Reinauguração
          Na última semana, Breno apresentou suas composições em show gratuito durante a reinauguração do auditório da Prefeitura de Itapetininga, que passou por remodelação. O Auditório Alcides Rossi, localizado no Paço Municipal, passou por um processo de reforma e revitalização. O locar ficou mais moderno e com acessibilidade e, depois de muitos anos fechado, retoma as atividades.

Quem é Breno Ruiz
Nascido em 1983 na cidade de Sorocaba, mudou-se imediatamente para a vizinha Itapetininga, onde conheceu seu ofício e vocação. Aos quatro anos já tocava piano, aos dez animava os bailes do clube local ao lado de um regional de choro e, a partir dos 15, já compunha com parceiros como Rafael e Rita Alterio, Cristina Saraiva, Sergio Natureza e Paulo Cesar Pinheiro – este, seu parceiro mais constante. Tem sido, desde então, gravado por parceiros e intérpretes como Tetê Espíndola, Renato Braz, Maogani, Celso Viáfora, Cristina Saraiva, Rafael Alterio, MPB4, entre outros. Como pianista e arranjador, gravou com o grupo Garimpo e produziu os arranjos para o CD Terra Brasileira, da compositora Cristina Saraiva.

Show
Breno Ruiz fala ao microfone durante o show no auditório

Breno Ruiz apresentou ao piano seu repertório com algumas das canções do CD Cantilenas Brasileiras ao lado dos músicos Igor Pimenta (baixo acústico) e Gabriel Alterio (bateria). O repertório incluiu a parceria com Paulo Cesar Pinheiro, com choros, modinhas e lundus, além de canções como Calundú, gravada por Renato Braz e Maogani no cd Canela, e Milagres, recentemente gravada pelo MPB4  no CD “O Sonho, a Vida, a Roda Viva”, comemorativo aos cinquenta anos de carreira do grupo.

Fotos: João Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário