quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Youtubers: brincadeira de criança; sucesso de gente grande

Crianças falam do sucesso com vídeos postados na internet
A youtuber Valentina Andrade


Com o surgimento das redes sociais e do site de vídeos Youtube, muita gente tem utilizado estas ferramentas para expor suas ideias, suas opiniões e seu talento. Algumas pessoas se destacam nessas atividades e se tornam fenômenos de mídia, atraindo fãs e seguidores.
Para as novas gerações, que cresceram cercadas por esta tecnologia, usar estas ferramentas e tornar-se famosa é quase uma coisa natural. Claro que depende do talento de cada um e tem muita gente por aí mostrando que carisma e talento não depende do tamanho ou da idade. São os youtubers, pequeninos com talento de gente grande. Em Itapetininga, a estudante Valentina Andrade, de 11 anos, já é um fenômeno e possui cerca de 300 seguidores. Apesar do sucesso, o uso da internet é monitorado pelo pais, pois todos sabem os perigos que navegam na rede mundial de computadores.
Já os irmãos Arthur e Heyttor Targa Alves, de 10 e oito anos respectivamente, investem forte na futura carreira – com o apoio e patrocínio dos pais – e fazem aulas de dança, teatro e música, além de contarem com ajuda profissional para a produção e edição de seus vídeos, que devem começar a ir ao ar a partir de 2017. Eles contam inclusive com o apoio e amizade de Christian Figueiredo, ídolo dos Youtubers e que tem até um quadro no Fantástico, da TV Globo.

Valentina
“Valentina sempre chamou atenção por onde passa por sua educação e opinião já formada pelas coisas. Assim que teve acesso a algum tipo de eletrônico, imitava e se inspirava em brincadeiras como nos canais das YOUTUBERS: JULIA SILVA, KAREN BACHINI (do canal e aí, beleza?) BEL PARA MENINAS. Neste tempo, fazia muitos vídeos sozinha, gravando e não postando, tanto ela como a irmã Catarina”, conta a mãe das meninas, Luciana, acrescentando que “a brincadeira era gravar vídeos, brincando, cantando, dançando, contando histórias”.
Mas o medo com a exposição excessiva das crianças fez com que os pais não permitissem, em um primeiro momento, que as irmãs postassem os vídeos. Algumas regras foram estabelecidas “como nunca falar endereços, dados pessoais, palavras com o português mal falado e etc. Depois que achamos que tinham certa maturidade para saber o que pode e o que não pode ser dito, deixamos publicarem os vídeos, mas com supervisão, tanto do pai quanto da mãe. Os vídeos são caseiros, com ideias de tema e edição feito pela própria Valentina com aplicativos do celular. Antes de publicar mostra para os pais, mas tudo com própria autoria”, revela Luciana

Conhecendo ídolos
Como a mãe é maquiladora, isso possibilitou que Valentina conhecesse Karen BACHINI, e ela deu várias dicas para a menina, que vão desde ideias de vídeos de sucesso até a monetização da conta do YouTube. “Isto fez grande diferença. Hoje os vídeos são mais curtos, e Valentina pensa muito bem antes de elaborar um tema”, diz Luciana, ressaltando que as irmãs contam com o apoio dos pais e pretendem seguir essa carreira, mas que o balé e os estudos vêm em primeiro lugar. “Elas têm que ter o pé na realidade e aceitar as críticas construtivas ou não”, declara a mãe.
“Ser uma youtuber em Itapetininga é legal, pois como é cidade do interior, várias pessoas me seguem ou perguntam qual canal que me encontram”, afirma Valentina. Segundo ela, seu dia é “bem corrido pois me esforço muito na escola, tenho catequese, inglês e faço muito ballet, que é minha paixão. Meus país acompanham meu trabalho, meu Instagram e facebook... tudo está conectado a eles também para minha segurança, e eu entendo e respeito, pois este foi nosso trato. Minha irmã tem um canal que novo que só fala de receitas”.
A jovem youtuber ressalta que seus pais a deixam usar o celular e o computador somente uma hora por dia, durante a semana. Nos finais de semana o tempo é mais liberado, por conta dos vídeos.
A mãe, Luciana (LUTT) revela que a família está feliz com o sucesso da filha e conta que, além do balé, da música e do inglês, sua filha tem outra paixão: a cachorrinha Jessy. “Seu canal fala um pouquinho do seu universo; Valentina solta carisma por onde passa”, diz mãe, sem esconder o orgulho.

Irmãos

          Inspirados pelo ídolo Christian Figueiredo, os irmãos Arthur e Heyttor Targa Alves (na foto, com Christian), investem forte na futura carreira – com o apoio e patrocínio dos pais – e fazem aulas de dança, teatro e música, além de contarem com ajuda profissional para a produção e edição de seus vídeos, que devem começar a ir ao ar a partir de 2017. Arthur tem 10 anos e está no 4º ano; seu irmão é dois anos mais novo e está no segundo ano.
          “Nosso interesse foi baseado nos vídeos do Christian Figueiredo entre outros Youtubers, que serviram de inspiração e a partir daí resolvemos criar o nosso próprio canal e passar através de nossos vídeos muita alegria. Nossos Pais nos apoiam muito, sonham junto conosco”, afirma Arthur.
          Eles levam a carreira que pretendem seguir muito a sério. “Estamos trabalhando duro pra isso, com muitas gravações em estúdio, aulas de teatro, aulas de música e aulas de dança com a Tia Carla da CIA de Dança”, diz o youtuber.

Profissionalismo
          Arthur observa que “ainda não divulgamos os nossos vídeos porque fizemos vários vídeos que estão sendo editados pelo nosso produtor Ramon Filmes – especialista em Cinema da cidade de Campinas. Várias pessoas já sabem do canal, alguns até falam: olha os meninos youtubers...mas ainda é pouco...espero em breve dar muitos autógrafos”, conta o menino, bem humorado.
          Os irmãos estão preparando um clipe que deverá ser divulgado no Natal. “Estamos fazendo (o clipe) juntamente com a Tia Carla da CIA de Dança de Itapetininga, ela que nos prepara com tanto carinho para cada vídeo. E um deles será o de Natal, com as dançarinas de Street Dance...Aguardem será muito lindo!”, revela Arthur.
          A rotina diária deles também é puxada. “Acordamos cedo, tomamos nosso café da manhã, realizamos nossa tarefa e vamos para o colégio, os dias que tem aula de dança ou qualquer outra atividade, executamos. Quando temos tempo livre corremos para o nosso estúdio em casa para jogar e produzir conteúdo”.
          O apoio dos pais tem sido fundamental na vida dos meninos. “Nossos pais acompanham todos os detalhes, tanto da criação, como execução de cada item....Meu Pai é o criativo, aquele que acorda com as ideias e inspiração...Minha mãe corre pra transformá-los em realidade, como quando falamos do nosso sonho em conhecer o Christian e muito rápido ela nos colocou na frente dele por varias vezes, hoje já somos amigos, já gravamos vários Vlogs com ele, e faremos um diretamente do lançamento do filme dele em Janeiro. Meus pais monitoram tudo: nos dão liberdade assistida para jogarmos...Mas nas gravações estão sempre presentes...Em relação a ter filhos youtubers, Amam.. são os nossos primeiros fãs...Fãs investidores”, diz Arthur, rindo.

Veja versão impressa desta matéria na Revista Divina
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário