terça-feira, 1 de novembro de 2016

Construir em SP está mais caro

Preço do m2 chega quase a R$ 1,3 ml


          O preço do metro quadrado em São Paulo teve alta de 5,53% este ano e chegou a R$ 1.295,08, segundo levantamento do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) até o mês de setembro (últimos dados disponíveis).
          Segundo o sindicato, para compor o Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil são levantados os custos médios com mão de obra, que representaram 61,28%, materiais, 35,56% e despesas administrativas 3,16%.
          A alta foi registrada,, principalmente, devido ao aumento dos custos com mão de obra. O acordo coletivo previu o aumento em duas etapas: maio e setembro. Segundo o Sinduscon, possivelmente em outubro ainda se tenha algum efeito de alta. Além disso, o preço dos materiais também subiu. Por outro lado, o aumento está muito abaixo da inflação devido ao mercado estar muito deprimido, o que dificulta a recomposição de preços, informa o sindicato.

Custos
Em agosto, 12 itens registraram altas maiores que a do IGP-M (0,20%), sendo as maiores em registro de pressão cromado (1,34%), areia média lavada (1,03%) e Brita 2 (0,93%). Entre os materiais de maior relevância para o cálculo do CUB, o cimento CPE-32, saco de 50 kg teve alta de 0,20%. Registrou queda nos preços concreto FCK=25 MPa (-0,65%), enquanto aço CA-50 Ø 10 mm ficou estável pelo segundo mês seguido.
O Custo Unitário Básico (CUB) é calculado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos mensais das construtoras para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário