sábado, 11 de junho de 2011

Inverno requer mais cuidado com o carro

O motor do carro precisa de cuidados no inverno
O inverno começa oficialmente no próximo dia 21 deste mês, mas o frio já está intenso. Além dos cuidados com a saúde das pessoas, com uso de agasalhos e evitando bebidas geladas, o carro também precisa de atenção especial nesta época. Se você é desses que pensam que o automóvel não tem problemas no frio, está enganado.
            Motor, bateria, freios e ar-condicionado, entre outras partes mecânicas do carro, sofrem com as baixas temperaturas e necessitam de cuidados especiais.
Se o veículo tiver motor bicombustível e o motorista optar por rodar apenas com álcool, ou mais da metade de álcool, é fundamental manter o reservatório de partida a frio, ou seja, o tanquinho de gasolina que vai no compartimento do motor, sempre cheio com gasolina. E, não custa lembrar, este reservatório deve estar sempre limpo.
Nas regiões onde o frio é mais intenso, é bom verificar também se a quantidade de aditivo do sistema de arrefecimento está correta. Se for o caso de frio rigoroso é importante adicionar um anticongelante. Essas dicas valem para qualquer automóvel independente do tipo de combustível utilizado. Para ter mais informações sobre a especificação do aditivo e quantidade a ser aplicada, só mesmo verificando o manual do veículo.

Radiador
Uma dica importante é procurar fazer uma revisão no automóvel nesta época do ano, verificando as condições gerais do veículo para evitar surpresas desagradáveis, principalmente se for viajar.
Um componente que precisa de atenção especial é o radiador. Nessa revisão, todo o líquido do radiador é esgotado e depois completado com a adição de novo fluído. O sistema passa por uma verificação de vazamentos que podem comprometer a vida útil do motor. Esse é um serviço recomendado a cada dois anos.

Cuidados com a bateria
O componente que mais sofre no inverno é a bateria, uma vez que as partidas são mais difíceis e podem levar mais tempo. Para facilitar o trabalho da bateria, procure não dar a partida do motor com algum acessório elétrico ligado, como faróis, som, luzes internas, ar-condicionado ou mesmo o ventilador.
A manutenção da bateria é simples e não requer muito esforço. O importante é manter os conectores da bateria sempre limpos e bem apertados. Também é importante verificar o nível da água naqueles modelos que não são selados e, se for o caso, completar com água especifica para bateria, do tipo destilada. Se a bateria do carro alguma vez apresentou pane, ou seja, o carro não pegava na partida e foi necessária uma recarga, é bom levar a bateria para fazer um teste. Se ela estiver em ordem, é importante fazer uma inspeção no sistema elétrico para averiguar o funcionamento do alternador, componente responsável por carregar a bateria.

Texto e Fotos: Marco Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário