sábado, 4 de junho de 2011

Pólo da UAB supera expectativas

Através do projeto Universidade Aberta do Brasil, o Governo Federal pretende garantir o acesso ao Ensino Superior gratuito à pessoas que por um motivo ou outro não puderam continuar seus estudos. A iniciativa é desenvolvida em parceria com as prefeituras das cidades dispostas a participar e investir recursos no projeto. Os cursos são semipresenciais e os alunos podem estudar em casa, tirando dúvidas on line com os professores ou com os tutores, no pólo de apoio.
            Em Itapetininga, o pólo de Educação à Distância Chopin Tavares de Lima (foto), com apenas três anos de existência, superou as expectativas e recebe alunos do Brasil todo, contribuindo para a divulgação do nome da cidade e fazendo jus ao título de Terra das Escolas. O núcleo foi avaliado com a nota 9 pelo MEC e é considerado modelo para todo o Brasil.
            Atualmente, a unidade conta com os cursos das seguintes instituições: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal do Paraná, Universidade de Brasília, Universidade Federal de São Paulo Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal Tecnológica do Paraná.
            “Os alunos estudam on line e vêm aqui aos sábados e domingos para atividades presenciais, como provas e tirar dúvidas com os tutores. Aos fins de semana, o pólo fica lotado”, contou a coordenadora Vera Abdalla, ressaltando que o curso é semipresencial. Ainda segundo ela, o foco da Educação à Distância são trabalhadores que querem se aprimorar e pessoas carentes que desejam freqüentar uma universidade.
            “Todas as instituições que participam são universidades federais credenciadas pelo MEC (Ministério da Educação). Para a implantação do pólo é feito um acordo entre as universidades e a prefeitura, com o aval do ministério”, contou a coordenadora, lembrando que o custeio do pólo cabe à administração municipal.
            Entre os cursos existentes no núcleo de Itapetininga estão: Tecnologia Suco-alcooleira, engenharia ambiental e graduação musical. Este último com bastante procura. “Quando os alunos de música estão aqui, é muito bonito”, disse Vera Abdalla. Estes são cursos de graduação sob a responsabilidade da federal de São Carlos.
            Junto à UnB, o pólo possui os cursos de Artes Visuais  Teatro Geografia e Biologia. O núcleo itapetiningano oferece ainda vários cursos de pós-graduação, que atraem alunos de todo o País. “Já tivemos alunos do Amazonas aqui, para encontros presenciais e conclusão de curso”, disse a coordenadora. Atualmente a Universidade Aberta contabiliza 25 cursos e 1,3 mil alunos, número que pode subir porque o pólo deve ser ampliado.
            Vera Abdalla afirma o perfil do aluno de educação à distância é o de pessoa disciplinada, ter autonomia e até ser autodidata. “O curso é muito mais difícil que o presencial, por isso nossos alunos são de uma faixa etária mais elevada”, avalia a coordenadora.
            Ela acredita que o pólo está atingindo o objetivo de possibilitar o acesso ao Ensino Superior de quem não tem condições de pagar uma universidade. “Nestes três anos, o pólo superou as expectativas, tanto que já há uma proposta de ampliação porque logo este prédio ficará apertado”, concluiu Vera Abdalla

Opinião do aluno
            O médico veterinário Gustavo Pinheiro Machado, aluno de biologia da UAB, afirma que “o curso atingiu a minha expectativa. Sendo à distância, ele facilita muito pra quem trabalha e tem compromisso fixo. Através de uma certa flexibilidade, ele nos permite estudar em horários alternados”.
            Há dois anos freqüentando o polo, ele garante que o curso é difícil e requer disciplina e muita pesquisa. “Mas eu estou levando com seriedade e espero atingir os objetivos propostos”, finalizou.

Texto: Marco Antonio
Foto: José Trindade

Nenhum comentário:

Postar um comentário