sexta-feira, 10 de junho de 2011

Mercadão revitalizado atrai consumidores

Mercado municipal de Itapetininga
Tradicional ponto de chegada e partida de ônibus municipais e até intermunicipais e referência no comércio popular de Itapetininga, o Mercado Municipal passa por um processo de revitalização que inclui a colocação de novo piso, forro de PVC e o conserto de sua calçada. Além disso, o local ganhará um novo espaço, destinado ao estacionamento de veículos.
            Com a reforma, o Mercadão como é conhecido, voltou a atrair consumidores que por um motivo ou outro se afastaram.  As recentes mudanças no trânsito na área central da cidade, incluindo ruas próximas ao mercado, também colaboraram para melhorar o fluxo de veículos e a segurança nas proximidades deste centro comercial, segundo avaliação dos lojistas.

Veterano
O comerciante Alberto Isaac é veterano no Mercado
Alberto Isaac é atualmente o comerciante mais antigo do Mercadão. “Eu e minha esposa estamos aqui desde que inaugurou o mercado”. Ou seja, a loja da família, no box 66, completará 52 anos de atividades no próximo dia 7 de setembro, data da inauguração deste shopping popular.
De acordo com o veterano lojista, o público consumidor que frequenta o Mercado visa o comércio popular, que atrai pessoas da zona rural, bairros e vilas mais distantes. “Com a reforma, as lojas também estão se modernizando e atraindo outros tipos de consumidores”, afirmou Isaac.
Para Alberto Isaac, as mudanças no trânsito em ruas próximas, incluindo a instalação de semáforo de tres fases em um importante cruzamento, “melhoraram o trânsito em 80%; ainda há dificuldades, mas já mudou bastante”.

História
            Quando foi inaugurado pelo prefeito Darcy Vieira, em 1959, “o  então promissor mercado seria um centro de compras para a população e um entreposto para produtos oriundos da zona rural e vendidos pelos próprios agricultores”, lembra o comerciante.
            A cerimônia de inauguração contou com bandas, cantores e fandangueiros e guloseimas. Até um parque de diversões instalou-se nas proximidades. Os 220 boxes do prédio foram ocupados por empresas de São Paulo, Sorocaba e Itu, que expuseram produtos diversos.
            Construíxo no antigo largo Pedrinho Rosa, o Mercadão foi o responsável pelo crescimento da região a sua volta, inaugurando uma nova fase no comércio itapetiningsno. Logo, as ruas próximas começaram a receber lojas e outros estabelecimentos comerciais, contribuindo para o desenvolvimento da região.
            Comerciantes tradicionais na cidade posuem raízes no mercado de Itapetininga, como Amauri Elias Xavier (presidente do Sindicato Rural do município), Natal Marchesin e Zecaborba Soares Hungria, presidente de uma rede de supermercados e que começou no Mercadão, em um pequeno box, com um bar, depois um armazém de secos e molhadas. O empresário até hoje lembra com carinho daquela época romântica  do mercado, que viveu seus melhores anos até a década de 80.
            Com a construção da Estação Rodoviária de Itapetininga e o surgimento de novas lojas em ruas como Campos Sales e Silva Jardim, o mercado experimentou dias difíceis, situação que durou até 2008. Neste ano, o empresário Eres Paolo Franciosi assumiu a diretoria da Associação de Comerciantes do Mercado e deu início ao processo de revitalização, que continua até hoje.
            Franciosi e outros integrantes da diretoria mantém contato com diversas empresas, convidando-as a se instalarem no mercado. “Há comentários de que uma empresa de comunicação pretende se instalar na parte superior do prédio, à rua Monsenhor Soares”, conta Alberto Isaac. Eres Franciosi, por sua vez, é um dos mais entusiasmados com o renascimento do Mercado Municipal. “Tenho plena convicção de que em pouco tempo estaremos em condições de competir com outros centros comerciais, com absoluto sucesso”, afirma.

Texto e foto mercado: Marco Antonio
Foto Alberto Isaac: Mike Adas

Nenhum comentário:

Postar um comentário